cbsoft
PAINÉIS CBSOFT
Esse ano, o CBSoft oferece a oportunidade de três sessões de painéis sobre diversos temas. Temos o painel central abordando o tema de pesquisa, desenvolvimento e inovação em software e mais dois inovadores painéis abordando sobre os temas mulheres em tecnologia e dados abertos do governo federal, conforme as descrições detalhadas logo abaixo.
Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação
- Data: 02/10/2013
- Horário: 16:30h
O objetivo do Painel é discutir de modo informal o futuro da pesquisa, desenvolvimento e inovação em software no Brasil, considerando alguns dados e diretrizes aqui apresentadas.
Para tal adotaremos um arcabouço de aspectos para discussão, bem como uma lista típica de projetos, inspirada pelo Programa TI Maior, lançado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação no final do ano de 2012.
Mulheres na Tecnologia
- Data: 04/10/2013
- Horário: 11h
A falta de engenheiros e profissionais na área de tecnologia no Brasil é um gargalo na infraestrutura do nosso país. Além dos profissionais serem poucos, nas universidades e no mercado de trabalho de tecnologia a presença de mulheres é rara.
Nos últimos anos, tem havido muita discussão sobre como aumentar a participação feminina na área de tecnologia. Várias iniciativas nacionais e internacionais se formaram com o objetivo de discutir esse tema. Em particular, o Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) tem uma seção que trata dessa questão: o IEEE Women in Engineering (WIE). O WIE é a maior organização profissional internacional dedicada a promover as mulheres cientistas e engenheiras. Além do WIE, a Google e a Microsoft estão trabalhando com o objetivo de incentivar uma maior participação de mulheres nas áreas de tecnologia. No Brasil, desde 2007 realiza-se o Workshop “Women in Information and Technology” WIT) realizado em conjunto ao Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC).
Neste contexto, palestras motivacionais e mesas redondas são ferramentas importantes. Daí a criação de workshops com o objetivo de discutir o tema nos principais eventos de tecnologia internacionais. Esses workshops tem o objetivo de apresentar às garotas uma carreira factível para elas e incentivá-las a ter voz no desenvolvimento de novas tecnologias.
O workshop Mulheres na Tecnologia tem o objetivo de promover a discussão sobre a presença feminina na área de tecnologia.
Políticas Públicas de apoio à Produção de Software Livre
- Data: 02/10/2013
- Horário: 14:30h (sala M8)
Este painel terá o formato de oficina para promover a interação entre os convidados e o público em prol de uma discussão produtiva sobre o que está sendo feito e o que podemos fazer para o fortalecimento das Políticas Públicas de apoio à Produção de Software Livre no Brasil, em especial, dentro dos Governos.
Será uma atividade importante para quem já entende o Software Livre como modelo de negócio e um processo de desenvolvimento de software tecnicamente e economicamente sustentável, competitivo e produtivo. Para quem ainda não conhece os detalhes de como funciona o desenvolvimento baseado em Software Livre será mais importante ainda, pois terá a possibilidade de entender como essa maneira de desenvolver software gera bilhões de dólares no mundo, ao mesmo tempo que fortalece economias locais e permite total transparência e segurança nas soluções de software, ao possibilitar que os mesmos sejam totalmente auditáveis. Por esses e outros motivos que serão discutidos é que temos que olhar para o passado, presente e futuro para definirmos como melhor encaminharmos nossas políticas públicas de apoio ao Software Livre, que é uns dos caminhos para os Governos e a sociedade ter em mãos suas soluções de software.
Adoção de Métodos Ágeis em Organizações Públicas Brasileiras: Estado da Prática e Desafios Futuros
- Data: 04/10/2013
- Horário: 09h
Os métodos ágeis vêm cada vez mais se tornando tema de interesse, tanto da indústria quanto no âmbito da academia. Esses métodos se baseiam de conhecimentos empíricos onde o aprendizado do time é continuamente aperfeiçoado para responder melhor às mudanças do negócio, absorver melhor a instabilidade dos requisitos e prover ferramentas mais adequadas ao empreendimento de projetos complexos.
A terceirização de serviços em organizações públicas no contexto de contratação de empresas de desenvolvimento software é cada vez maior. Não obstante, as organizações públicas se vêm em uma ou ambas situações: i) não produzem software, mas no papel de contratantes precisam gerenciar as atividade de desenvolvimento de suas contratadas; ii) produzem software com times internos, além de gerenciar o desenvolvimento de produtos de suas contratadas.
O objetivo será discutir as experiências individuais de cada organização pública que tem adotado métodos ágeis no contexto do gerenciamento de contratos, promovendo o aprendizado coletivo, de forma a aumentar o conhecimento de todos.
Órgãos já confirmados: INEP, TST, BACEN, IPHAN, STN e TCU