Workshop “Mulheres na Tecnologia”

Voltar

Organização:
Profa. Mylène C. Q. Farias (mylene@ene.unb.br), Departamento de Engenharia Elétrica, Universidade de Brasília 
Profa. Genaína Rodrigues (genaina@cic.unb.br), Departamento de Ciência da Computação, Universidade de Brasília 

Objetivos: O workshop Mulheres na Tecnologia tem o objetivo de promover a discussão sobre a presença feminina na área de tecnologia. Com esse objetivo, estão planejadas as seguintes atividades (já confirmadas).

11h – 12:30h  - Mesa Redonda “Mulheres na Tecnologia”

Moderadora: Profa. Dra. Maria Emilia Machado Telles Walter (Departamento de Ciência da Computação, Universidade de Brasília)

Participantes:  Profa. Mirella Mouro (Departamento de Ciência da Computação, Universidade de Federal de Minas Gerais), Profa. Cíntia Margi (Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, Universidade de São Paulo), Profa. Itana Maria Gimenes (Departamento de Informática, Universidade Estadual de Maringá), Engenheira Monique Cruvinel ( Gerente de Tecnologia da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão – ABERT), Representante da Secretaria da Mulher do Governo do Distrito Feral.

O objetivo da mesa redonda é discutir experiências das profissionais trabalhando na área. Todas as palestrante convidadas são profissionais com grande experiência na área. A maioria delas está envolvida em ações de inclusão de gênero nas suas empresas ou universidades.

14:00h – 15:30h – Sessão de Projetos de Extensão de Inclusão de Gênero na Área de Tecnologia

Chair: Profa. Mylène C. Q. Farias

  • 14:00-14:12 — Projeto Meninas na Computação (Departamento de Ciência da Computação, Universidade de Brasília), Profa. Maristela Terto Holanda e Profa. Aletéia Araújo.
  • 14:12-14:24 — Projeto Meninas Velozes (Faculdade de Tecnologia, Universidade de Brasília),  Profa. Andrea Cristina dos Santos, Profa. Dianne Magalhães Viana e Profa.  Aline Souza e Paula.
  • 14:24-14:36 — Projeto Meninas ++ (Universidade Federal de Viçosa – UFV, campus de Rio Paranaíba),  Profa. Rachel Carlos Duque Reis
  • 14:36-14:48 –Projeto Mulheres na Engenharia (Departamento de Engenharia Elétrica, Universidade de Brasília),  Prof. Rafael Shayani e Laís Mendes Gonçalves.
  • 14:48-15:00 — Projeto Projeto “Emílias – Armação em bits” (Universidade Técnológica Federal do Paraná)  Profa. Maria Claudia F. Pereira Emer.
  • 15:00-15:12 — Projeto Meninas Digitais – Regional Sul, (Universidade Federal de Santa Catarina),  Profa. Luciana Bolan Frigo
  • 15:12-15:24– Projeto Meninas na Tecnologia —  Danielle Gomes

Esta sessão  tem o objetivo de promover um forúm para que as pessoas trabalhando em projetos de extensão possam trocar experiências. Vale salientar que, apesar de existir vários projetos no Brasil, as pessoas envolvidas nestes projetos não interagem entre si. A troca de experiências é  fundamental para o sucesso de projetos de extensão que (muitas vezes) recebem pouco apoio das universidades e dos órgãos de fomento.

Biografia das Palestrantes na Mesa Rodonda

1. Profa. Cíntia Margi (Ph.D. Engenharia de Computação pela University of California Santa Cruz, 2006)

cintiamargiÉ professora do departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) desde junho/2010. Orientadora credenciada no programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica, área de concentração Engenharia de Computação (antiga Sistemas Digitais), da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) desde agosto/2010 para mestrado e dezembro/2012 para doutorado. Foi professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, curso de Sistemas de Informação, de fevereiro de 2007 a junho/2010. Possui doutorado em Engenharia de Computação pela University of California Santa Cruz (2006), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2000) e graduação em Engenharia Elétrica Ênfase Computação e Sistemas Digitais pela Universidade de São Paulo (1997). Tem interesse na área de Arquitetura e Redes de Computadores, tendo como principais interesses: redes de sensores sem fio (protocolos, sistemas, segurança, consumo e gerenciamento de energia), e desenvolvimento de hardware dedicado (RSSF, redes e segurança).

2. Profa. Itana Maria de Souza Gimenes (Doctor, The University Of York, 1992)
itanadesouzaPossui bacharelado em Processamento de Dados pela Universidade Federal da Bahia (1981); mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1987); doutorado em Computer Science – The University Of York (1992) e pós-doutorado na Open University, Inglaterra (2011) e University of Waterloo, Canadá (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação profissional, Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos; reutilização, desenvolvimento baseado em componentes, arquitetura de software e linha de produto de software.

 

3. Profa. Maria Emilia Machado Telles Walter (Dra., Universidade Estadual de Campinas, 1999)

mariaemilhaPossui graduação em Matemática pela Universidade de Brasília (1980), mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (1986) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Bioinformática e Biologia Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos de sequenciamento de genomas de alto desempenho, genômica comparativa, identificação de RNAs não-codificadores, rearranjos de genomas, computação em nuvem para aplicações de bioinformática.

 

4. Profa. Mirella Moura Moro (Ph.D., University of California in Riverside, 2007)

mirellamouraMirella M. Moro é professora adjunta do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui doutorado em Ciência da Computação pela University of California in Riverside (2007), e graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Após o seu doutoramento, foi bolsista CNPq PDJ (PosDoc Junior) no Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Diretora de Educação da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), editora-chefe da revista eletrônica SBC Horizontes e membro do Education Council da ACM. Foi editora associada do JIDM (Journal of Information and Data Management). Seus interesses de pesquisa estão na área de Banco de Dados, incluindo tópicos como processamento de consultas, disseminação e recomendação de conteúdo, redes sociais e XML.

5. Engenheira Monique Cruvinel Bandeira Strassburger (Gerente de Tecnologia da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão – ABERT) (Mestre em Engenharia Elétrica, Universidade de Brasília, 2011)

moniqueBrasiliense, formada em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília, Mestre em Engenharia de Sistemas Eletrônicos e de Automação também pela UnB. Atualmente é Gerente de Tecnologia da ABERT e seu trabalho visa integrar e convergir a engenharia das emissoras de todo o país na busca pela inovação do setor. Dentre as frentes de trabalho sob a Diretoria de Tecnologia estão a promoção da inclusão dos recursos de acessibilidade na TV, a migração das rádios OM para FM, o Rádio Digital, o uso eficiente do espectro de radiodifusão, o switch-off da TV digital, a revisão da regulamentação técnica e os trabalhos internacionais na Comissão Interamericana de Telecomunicações, CITEL, e na União Internacional de Telecomunicações, UIT. Além de seus trabalhos na associação, é consultora de estratégia e formação de voluntários para o terceiro setor, no qual atua desde os tempos de universidade.