Minicurso 10: CMP – Cloud Management Platform com OpenStack

20/06/13 - 14:20

O OpenStack é um software open source para Cloud Management Platform, altamente escalável que possibilita a gestão, orquestração e automação dos recursos de TI para a construção de nuvens privadas e públicas com alto grau de eficiência.

A iniciativa OpenStack foi criada pela Rackspace e a NASA em 2010, transformando-se em uma fundação independente em outubro de 2011. Envolve uma comunidade dinâmica e de rápido crescimento, que reúne atualmente mais de 800 organizações e 6.000 desenvolvedores como membros da fundação em todo o mundo. Entre elas, a própria Rackspace, Nasa, Dell, Intel, Cisco, HP, Red Hat, Canonical, IBM e no Brasil a Dualtec estabeleceu uma parceria com a StackOps para acelerar a adoção do OpenStack , fundada em 2011, a StackOps Technologies é uma referencia mundial em OpenStack e desenvolveu a primeira distribuição OpenStack, que possui mais de 50 mil downloads em todo o mundo.

O Mini Curso abordará as melhores práticas, arquiteturas e componentes na versão Folsom do OpenStack:

- Da virtualização ao Cloud Computing;

- Projeto OpenStack: Visão Geral;

- Arquitetura de um ambiente;

- Visão geral da arquitetura;

- Quais as novidade presentes no Folsom?;

- Melhores práticas;

- Ecossistema OpenStack.

Na segunda parte do minicurso acontecerá uma demonstração de Cloud Management Platform com OpenStack, com instalação de um ambiente Openstack